Informações de localização
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Localização no mapa
História do Distrito de Amanaiara
Rede de Viação Cearense (1929-1975)
RFFSA (1975-1997)
Rede de Viação Cearense (1929-1975)
RFFSA (1975-1997) |
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AMANAIARA (antiga SINIMBU)
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Linha Norte - km 283,238 (1960) |
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CE-3466 |
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Inauguração:03.12.1929 |
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Uso atual: "estação digital" |
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com trilhos |
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Data de construção do prédio atual: prov. 1929 |
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"HISTORICO DA LINHA: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão". |
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"A ESTAÇÃO: A estação de Sinimbu foi inaugurada em 1929, mais de 35 anos depois da abertura da linha. Em 1938, tornou-se distrito do município de Santa Cruz, mais tardeReriutaba. Em 30 de dezembro de 1943, a estação e o distrito passaram a se chamar Amanaiara. Esteve abandonada, mas por inicativa da Associaçao dos Moradores do Bairro do Peixe, foi restaurada em 2009 e serve agora a uma "estação digital"... seja lá o que for exatamente isso".
(Fontes: Ortencia Ribeiro, 2007-10; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Os trens ligando a cidade de Fortaleza à região noroeste e oeste do Ceará começaram a operar em 1917, quando a primeira estação - Soure, hoje Caucaia - da linha da antiga E. F. de Itapipoca começou abriu para receber a A partir daí, a linha avançou e chegou a Arara (Guararu) em 1920, Catuana (1926), Umarituba (1927), Croatá (1932), Riacho da Sela - hoje Umirim (1933), Miraima (1940) e Sobral, finalmente, em 1950. Aqui a ferrovia se entroncou com a linha da E. F. Sobral, que ligava o porto de Camocim ao vilarejo de Oiticica, na divisa com o Piauí, nos confins do município de Crateús. Os trens passaram então a correr de Fortaleza direto para Sobral e Oiticica, ficando a antiga linha ligando Sobral a Camocim como ramal. A primeira locomotiva diesel que trafegou na E. F. de Itapipoca trafegou em 1950, justamente no ano em que houve a junção das duas linhas.
A partir de 1950, a linha de Itapipoca passou a ser considerada a linha Sul da Rede de Viação Cearense, esta absorvida definitivamente pela RFFSA em 1975.
ACIMA: A fotografia de um trem de passageiros na linha Fortaleza-Oiticica mostra um comboio curto com carros de madeira parado na estação de Amanaiara, por volta de 1956 (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959).
Com a ligação das linhas ferroviárias do Piauí com a estação de Oiticica, em 1972, os trens de passageiros passaram a ligar diretamente Fortaleza a Teresina. Aparentemente não havia troca de trens, que seguiam diretamente de uma capital para outra. Não se sabe, também, se este trem de 9172 ficou até o final da linha de Crateús ou foi extinto antes. Os trens de passageiros, pelo menos os de Fortaleza a Oiticica, trafegaram até o dia 12 de dezembro de 1988, quando foram desativados. Ficou apenas o tráfego de trens metropolitanos entre Fortaleza e a estação do Boqueirão a partir dessa data, perdurando até hoje.
"Sobre os trens de passageiros que viajavam de Fortaleza para Crateús o que eu sei é que, segundo informações que eu tive em Fortaleza, os últimos trens que fizeram essa linha, saíam de Fortaleza para Terezina na segunda-feira e retornavam na terça. Na quarta-feira eles saíam da capital cearense e iam só até Crateús, retornando na quinta. Na sexta-feira eles saíam novamente de Fortaleza para a Capital piauiense e retornavam no sábado. Não faltavam passageiros" (Adriano Perazzo, 18/7/2010).
(atenção, toda esse artigo que diz respeito à história da Lina ferrea foi com base de pesquisa da internet e retirado do enderoço online: https://www.estacoesferroviarias.com.br/ce_sobral/amanaiara.html)